sexta-feira, 10 de junho de 2011

Quem ouve Heavy Metal ouve apenas Heavy Metal?

A resposta para a pergunta que dá título a esta matéria pode parecer óbvia e fácil de responder. Afinal, seguindo aquele arquétipo típico que se convencionou a pensar como sendo “o povo brasileiro”, somos todos parte de uma população sem preconceitos, acostumada a uma mistura étnica e cultural que facilmente abarcaria, na mesma coleção, clássicos do samba, mestres da MPB e as mais violentas porradarias metálicas. Ok. Tudo isso é muito bonito na teoria. Mas agora vamos deixar toda esta falácia de lado e fazer uma visita aos principais fóruns e comunidades do gênero no mundo da internet – começando, talvez, pelo próprio Whiplash. E você vai ver que a coisa roda de maneira BEM diferente.

Por algum motivo tornou-se padrão, principalmente entre os headbangers mais jovens, uma postura absolutamente xiita com relação ao que toca no seu CD player (ou iPod, ou quem sabe vitrola para os mais velhos...). Para que você seja considerado um verdadeiro fã de heavy metal, não pode ouvir nada que seja diferente do universo do rock pesado. O máximo permitido, mais ou menos fora deste espectro, são pilares do rock clássico como Deep Purple e Led Zeppelin. Será que uma coisa invalida a outra, afinal? Será que você pode ser considerado um “pecador” e/ou “traidor do movimento” caso resolva, depois do Grave Digger, colocar um Paulinho da Viola pra soar aos seus ouvidos?
”Cara, para te falar a verdade, de muitos anos pra cá o que eu menos tenho escutado é heavy metal, embora eu esteja envolvido neste mercado completamente e seja obrigado a ouvir para me manter atualizado como músico e produtor. Infelizmente, esse é um mercado musical em que quase nada se cria e muito se copia”, opina Fábio Ribeiro, ex-tecladista do Sha(a)man e atual integrante da banda solo de Andre Matos.
Sabendo que, exatamente como o Fábio, muitos fãs e integrantes da cena heavy metal têm gostos musicais extremamente fartos e variados, conversei com músicos, produtores, jornalistas especializados e toda uma galera de mente aberta, propus uma micro-pesquisa cujos resultados exponho abaixo. A pergunta era simples: “Que bandas/artistas você costuma ouvir com freqüência e que não podem ser enquadrados nos gêneros hard rock – heavy metal – rock pesado – rock clássico?”
O Richard Navarro, produtor do Brasil Metal Union, aliás, gostou tanto do tema que se empolgou e escreveu um verdadeiro manifesto sobre o assunto e que você pode ler na íntegra clicando no link abaixo. Prepare-se para as respostas. Você vai se surpreender. 

Um comentário:

  1. Há, que legal! O lance é gostar de Música de verdade!!

    Que Headbanger que não admite que a Música "Over My Shoulder" do Mike and The Mechanics é uma delícia de ouvir? Ela está aí...
    http://www.youtube.com/watch?v=Cr9-v1GZutg

    ResponderExcluir

Comentar é público, qualquer um pode, mas por favor, usem do respeito e do bom-senso para fazerem isso. Se algo saiu errado em alguma postagem os moderadores ficarão felizes em considerar seu comentário, mas por favor sem ofensas pessoais para qualquer um.