sábado, 10 de março de 2012

Imbeciloide tenta comparar o Funk com o Metal/Punk em debate sobre a cena americana de Metal de 1986

É um erro comum de algumas pessoas tentar traçar paralelos entre o Metal/Punk com o Funk carioca.

Uma declaração do guitarrista da banda Megadeth, Dave Mustaine, tem sido distorcida e usada como comparativo do Punk e Metal com o Funk Carioca.


"Dave Mustaine – Havia gente drogada por todos os lados, uns deitados no chão e outros mijando ao redor. Era glamoroso? Nunca!"

A matéria completa é essa LINK, para os fãs de thrash metal um prato cheio. Eis que um imbeciloide tenta traçar um paralelo estapafúrdio:

agito: "Eu ñ sei em qual parte isso difere de um baile funk desses q acontecem aqui em SP, quando fecham as ruas e a "Libertinagem" e "Bagunça" são instauradas, a bebedeira e consumo de drogas correm livres assim como o sexo. A verdade é que a atitude sexo drogas e Rock'N'Roll migrou p/ o "funk carioca"

Pois bem meu caro acéfalo, vamos a algumas considerações:

Sempre houve algum interesse por trás do funk carioca, politico de mídia ou de mercado ilegal.

1 - O Heavy metal sempre se posicionou em questões polêmicas. Sempre defendeu a liberdade do individuo contra a opressão politica, familiar e religiosa, sempre fez criticas a governos e religiosos.

O Thrash foi um movimento que trouxe uma atitude de foda-se, sim, mas havia uma certa consciência nas ideias. Uma revolta ainda mais agressiva contra tudo que os punks já gritavam antes.

2 - É bom lembrarmos que o "movimento funk carioca" foi durante muitos anos a roda motriz de sustento e propaganda do tráfico (hoje é de milicias).

3 - Por mais que muitos artistas de metal se droguem e até componham musicas sobre seus vícios nunca houve uma apologia a favor do consumo e facções criminosas; como frequentemente ocorre no funk.

4 - Lembrem-se também que mesmo antes um pouco discriminado o funk carioca sempre foi difundido na grande mídia (rede globo).

5 - Lembrem-se também do viés politico-populista por parte de governantes. Nunca na história do Brasil se ouviu falar de algum movimento musical que tivesse ganho apoio de um governo e elevado ao status de cultura, não antes de ser consagrado mundialmente.

No Rio de Janeiro o Funk foi elevado ao status de cultura por um dos governos mais corruptos de sua história (Governo Sérgio Cabral).

6 - O Thrash metal não teve apoio de nenhuma autoridade, a MTV apenas seguiu o curso quando a coisa estourou. O Thrash metal assim como o Punk é fruto do contexto social das pessoas de seu meio.

7 - O Punk rock surgiu num contexto de revolta social e questionamento politico, onde o anarquismo era a principal ideia, mesmo que bastante deturpada.


8 - O funk carioca é atua muito mais como um "campo de concentração cultural"que desvaloriza a mulher, prega a ideia do "pobre feliz", estimulado pela mídia e financiado por governo do que um movimento legitimo (que um dia já foi). Você dificilmente verá o cara mais popular do colégio vestido com uma camisa do Megadeth. Mas é bem provável que seja obrigado por algum fortão de academia a ouvir funk em local público.

9 - As semelhanças são somente no no surgimento de ambos os gêneros em locais onde o contexto social em que seus frequentadores e artistas estavam inseridos, à margem da sociedade muitos viciados e sem futuro. E acabam ai as semelhanças. 


bY : "Shogunidades"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é público, qualquer um pode, mas por favor, usem do respeito e do bom-senso para fazerem isso. Se algo saiu errado em alguma postagem os moderadores ficarão felizes em considerar seu comentário, mas por favor sem ofensas pessoais para qualquer um.