quarta-feira, 14 de março de 2012

Tudo oque você precisa saber sobre o Def Leppard

http://topelevenlists.com/files/2010/11/def_leppard_logo.jpg 
O Def Leppard surgiu em 1977, na cidade de Sheffield, Inglaterra, e é uma das bandas mais importantes da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal), além de ser uma das responsáveis pela popularização do Hard Rock, estando entre as grandes deste estilo.
O primeiro nome do conjunto foi Atomic Mass, nesta época contendo Rick Savage (baixo), Pete Willis (guitarra) e Tony Kenning (bateria). Joe Elliott surgiu como guitarrista, mas, após um teste, ficou decidido que ficaria apenas com os vocais. Em seguida adotariam o nome que viria á consagrá-los, por sugestão de Tony Kenning. Em 1978 Steve Clark (guitarra), se junta ao grupo, e Tony Kenning é substituído por Rick Allen. No ano seguinte lançam seu primeiro trabalho o EP homônimo, que os levaria à gravação do seu primeiro disco, On Through The Night em 1980. Com um disco arrasador, chamam a atenção do produtor do AC/DC, Robert John "Mutt" Lange, que decide produzir o álbum seguinte, High'N'Dry, que surge 1981. O álbum tem canções consideradas clássicas do grupo tais como "Let It Go", "Another Hit And Run" e "No, No, No".
Com a boa repercussão de High'N'Dry, o conjunto resolveu apostar na manutenção da parceria com Mutt Lange para a empreitada seguinte Pyromania. Entretanto, o início das gravações foi meio turbulento, já que o guitarrista Pete Willis foi demitido em julho 1982, cedendo o posto para Phil Collen (ex-Girl). A adaptação foi tão boa que logo a dupla Collen/Clark ganhou o título de "The Terror Twins", devido a forma tão entrosada que tocavam guitarra. O disco mostrou uma banda revigorada e um verdadeiro conjunto de hits. A sonoridade apresentou uma evolução ao que havia sido desenvolvido anteriormente, com uma aproximação maior do Hard Rock e do Pop.
Em seguida o conjunto lançaria Hysteria (1987), o melhor e mais bem sucedido disco de sua carreira. Porém, diversos problemas cercaram as gravações do álbum. Tudo começou em 1984, com Mutt Lange impossibilitado de produzir o trabalho, e que após várias tentativas fracassadas, foi substituído por Nigel Green. Pra piorar as coisas, Rick Allen sofreu um acidente de carro no último dia de 1984, e teve seu braço esquerdo amputado. Para superar essa dificuldade, Rick desenvolveu um kit de bateria adaptado e enquanto se recuperava, Mutt Lange retornou.
Lançado em 3 de agosto de 1987, Hysteria mostrou a banda elevando ao extremo a maturidade de já atingida em Pyromania. Melodias cativantes, melhores arranjos e uma verdadeira sucessão de hits, colocaram Hysteria e o Def Leppard definitivamente na história da música. Esse álbum conseguiu a façanha de emplacar doze hits, dentre eles Animal, Women, a faixa-título, a balada "Love Bites" e "Pour Some Sugar On Me".
Depois desse enorme sucesso, o Def Leppard só lançaria um novo disco em 1992. Porém, mais uma dificuldade surgiria, pois o guitarrista Steve Clark morreria em 1991, devido ao seu problema com o alcoolismo.
Para as gravações de Adrenalize, o conjunto não apresenta um substituto para Clark, desta forma Collen, fez o som de todas as guitarras no disco. Logo após lançamento de Adrenalize, outro grande sucesso da banda, o guitarrista Vivian Campbell (ex-Dio e Whitesnake) é anunciado. A formação Elliott, Collen, Campbell, Savage e Allen permanece até os dias de hoje.
Em 1996, é lançado Slang, que quebra toda uma tradição de um som puro e duro assente numa base de Hard Rock com uma vertente mais comercial desde o álbum Pyromania. Segundo a própria banda, é uma álbum mais pessoal, o mais íntimo. Com Euphoria (1999), o cojunto faz uma espécie de "volta às raízes", saciando a sede de rock pesado dos velhos fãs e conquistando novos. Neste álbum, o tema "Demolition Man" conta com a colaboração num solo final de guitarra do antigo piloto de Fórmula 1, Damon Hill.
Após três anos sem gravar, lançam X, em 2002, e talvez seja o álbum que mais faça recordar em termos de som, os álbuns Hysteria e Adrenalize.
Yeah! vem em 2006, é uma espécie de tributo, contendo diversas versões de músicas dos ídolos da banda, outro disco muito legal!
Seu último trabalho, Songs From The Sparkle Lounge, foi lançado em 2008 e atingiu a quinta posição da Billboard 200, prova que, apesar do tempo, o Def Leppard continua com tudo!
Ah! Pra encerrar, o nome do conjunto significa "Leopardo Surdo", portanto se escreve "Def", mas o certo é "Deaf". Com certeza, o nome foi encurtado, por questões comerciais, assim como aconteceu com o "Lead" do Led Zeppelin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é público, qualquer um pode, mas por favor, usem do respeito e do bom-senso para fazerem isso. Se algo saiu errado em alguma postagem os moderadores ficarão felizes em considerar seu comentário, mas por favor sem ofensas pessoais para qualquer um.