sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fenômenos musicais: fãs/posers

"Fã é uma pessoa dedicada a expressar sua admiração por uma pessoa famosa, grupo, ideia, esporte ou mesmo um objeto inanimado (por exemplo, um automóvel ou um modelo de computador)".

Você odeia aqueles entregadores de panfletos de rua do tipo "compro ouro"? E aquele funcionário de curso de informática que fica de prancheta no meio da rua? Talvez você odeie também os calouros de faculdade descamisados pedindo trocados. Não importa. Estes três “tipos” não conseguem ser mais repugnantes, idiotas, chatos, ignorantes e desprezíveis como o Fã.

O fã é um ser humano que tem um instinto animalesco altamente aguçado: ele analisa seu alvo, se prepara, toma fôlego, e antes de avançar direto no pescoço de sua presa, ele grita seu urro de caçada: “AAAAAAAAAAAHHH!! JUSTIIIN!!1!1!!! EU TE AMOOOOOO!!!”. Com sorte, o fã escapa dos seguranças e consegue tirar uma foto com seu ídolo-mor, que é aquele imbecil a quem o fã dedica toda a sua vida, deixa de comer, de dormir, de ter vida social, e faz economizar dinheiro pra comprar todos os seus Cds (mesmo tendo a discografia dele baixada na internet). Toda esta mentalidade retrógrada faz com que o fã adquira certas atitudes perigosas e retardadas ao mesmo tempo. Veja agora algumas características dos fãs:


Características e doenças dos fãs
Loucura
Pra início de conversa, a pessoa já precisa ser louca pra ser fã. A outra parte da loucura vai para todos os atos perigosos que o fã faz: cortar os pulsos porque o ídolo não fez show no seu estado, brigar com amigos por eles não gostarem do cantor, deixar de comprar comida pra comprar um CD, entre outras coisas perigosas e suicidas. A loucura também é a raiz de todas as outras características que os fãs tem, como essa a seguir:

Cegueira
A cegueira do fã não permite que ele veja alguns defeitos que seu ídolo tem, como ele ter perdido a qualidade, sua vida pessoal atrapalhar a profissional, ou ele estar mais metido do que de costume. Como o fã não percebe estes defeitos, ele continua defendendo seu ídolo até o fim, mesmo que tal defeito esteja gritando, dançando e fazendo ruidinho de trovão.

Consumismo
Um dos principais defeitos do fã é o consumismo. O fã tem tudo do seu ídolo: camisas, pôsters, revistas, CDs, canecas, pastas, canetas, mochilas […] e se esquece de comprar coisas vitais pra sua sobrevivência, como alimentos, vestimentas e papel higiênico. Se duvidar o fã nem tem dinheiro pra pagar as contas de luz, água, telefone, já que gastou todas as suas economias decorando sua casa com a face do seu ídolo, deixando sua residência com mais pôsters do que parede.

Extremismo
O extremismo é o primeiro sentimento que fã guarda na sua alma. Além de se suicidar e ressucitar pra ver se chama atenção do seu amado, o fã leva qualquer brincadeirinha a sério. Ninguém pode fazer qualquer observação engraçadinha ou comentário sarcástico sobre seu fanatismo ou sobre seu ídolo, que o fã simplesmente mata o engraçadinho. Depois ele exige que não seja condenado à cadeia por assassinato, e sim por crime passional.

Memória avantajada
O fã poderia até guardar informações secretas do Pentágono e da CIA juntas e se tornar um chip de memória humano, tamanha sua capacidade de guardar informações. Mas o fã reserva toda a sua memória para decorar a data, hora, lugar e estado meteorológico de quando seu ídolo comeu chocolate pela primeira vez na vida. O fã sabe até o nome e sobrenome da bisavó do ídolo, mas nem quer saber da sua própria velha. Coitada da bisavó de ter um bisneto assim.

Repetição
O fã adora dizer como ele ama seu ídolo, como ele é lindo, como ele canta bem, como ele ama seu ídolo, como ele é lindo, como ele canta bem, como ele ama seu ídolo, como ele é lindo, como ele canta bem, como ele ama seu ídolo, como ele é lindo, como ele canta bem, e OUVIR ISSO TODA HORA ENCHE O SACO, HEIN?! Nem me fale.

É possível que exista mais características irritantes que os fãs tem (se este autor se esqueceu de alguma, avise nos comentários), pois ele é mesmo insuportável. Ele está presente em todos os estilos musicais do planeta, e seu "perfil" é inconfundível: gritante, com camisa temática, câmera digital, souvernir caro e óculos escuro (ou alguma imitação que o artista usa). Existem fãs para todas as bandas e artistas existentes, e sua quantidade varia de acordo com a popularidade dps mesmos. Nenhuma banda consegue se livrar desse mal, mas de qualquer jeito, é um mal necessário. São eles que sustentam seu trabalho e eles que fazem seu ganha-pão. Mas fã é fã de qualquer jeito: chato.


Diferença
Você que leu até agora deve ter se sentido injustiçado e pensando “Eu sou fã de um monte de bandas mas não tenho esses comportamentos idiotas! Este BLOG é mentiroso! Vou parar de visitar isso aqui!”, mas não é pra tanto. Existe uma grande diferença entre ser fã e admirador. O admirador aprecia o trabalho do artista, mas não chega a ter a loucura do fã. A palavra fã vem de “fan”, que vem de “fanático”, e fanatismo expressa exatamente o que o fã é. O problema é que o significado deste termo foi se tornando brando com o passar do tempo. Fã é tudo que este artigo falou até agora, e mais. Então, se você é só um admirador de um artista, parabéns e continue assim. Mas você, que tem uma tara pelo Restart e diz que quer fazer uma orgia lésbica com a banda vai casar com a banda inteira, você é um idiota e se encaixa perfeitamente na descrição de fã deste artigo.

Agora vamos dizer que você esteja cansado destes animais imperarem pelas ruas e irritarem a sua vida. O que você faz? Como você pode combater estes fãs chatos? Formas de combater os fãs:
Batendo boca
Esse tipo de confronto é simples. Fale que tal artista dá nos nervos. Depois o fã rebate perguntando o porquê, você diz as razões e blábláblá, o fã diz mais blábláblás e assim por diante. Este jeito de confrontar o fã é meio demorado, mas se você tiver as razões mais precisas dizendo porque o tal artista é ruim, você ganha a disputa. Então, seja inteligente e arrume bons argumentos.
Fazendo montagens ou imagens depreciativas
Este método de confronto não ajuda muito, pois você deve antes apresentar o porque de odiar o artista. Mesmo assim o impacto que dá no fã é grande, e sua imagem pode até garantir umas boas risadas.
Fazer um fórum ou comunidade anti-ídolo
Este método não é muito aconselhável, pois esta comunidade deve ter muito assunto e muito ódio para ser duradouro. Não se deve desperdiçar seu tempo apenas falando mal do artista, e sim colocando matérias ou discussões no mínimo inteligentes. E cuidado, se falar de algum artista muito comentado, seu fórum deve ser muito sólido. Existe diferença entre um Anti Avril Blogger e um Twilight Haters Brasil.

Cometer assassinato
Se você quer manter sua integridade e viver sem maiores problemas judiciais, não faça isso. Mas, se você ver sua vizinha que fica cantando “Tik Tok” toda hora e sua fúria falar mais alto, mate sua vizinha sem dó nem piedade (lembrando que não pode haver testemunhas no seu assassinato). Se por acaso houver, você pode aproveitar a oportunidade e se tornar um grande serial killer de hereges. É isso que este autor faz nas horas vagas. Por que será que ele só se refere como ”O Autor”? ARRÁ!

OK, agora que você fez tudo isso e veio um fã discutir com você. Felizmente você não precisa ficar preocupado por perder a batalha, já que os argumentos que os fãs usam são sempre os mesmos. Lembra da característica #6 que é Repetição? Então, ele sempre falará alguma dessas frases:


Argumentos de defesa

"Você não gosta dele porque tem inveja!"
Essa frase é a mais popular. Qualquer pessoa tem direito de não gostar do artista, seja pela voz, sonoridade das músicas, estilo, mas inveja não pode ser motivo. Este autor por exemplo, não gosta de brócolis e nem por isso tem inveja dele. Quem iria querer ser um vegetal folhoso verde e amargo? OBS: existe uma variação deste argumento vazio que é "Você pode dizer que odeia mas no fundo adora".

"Você nem conhece e já fica falando mal!"
Também tem uma versão parecida que é: "Se informe primeiro antes de falar qualquer coisa, tá boum?". Conhecer uma banda é fácil: é só ouvir duas músicas do grupo, saber quais são seus adoradores, saber a que gênero ele pertence, e finalmente, ver que atitude esta banda mostra. Isto é suficiente para dizer que TODAS as bandas atuais mainstream são uma merda.

"Se você não gosta, faz melhor!"
Este autor que vos fala procura até hoje o significado dessa expressão. Ao que parece, para alguém reclamar de certo artista, esse alguém precisa fazer aquilo que o artista faz, pros dois estarem no mesmo nível, e só assim o alguém pode dizer que o dito cujo é chato. Mas se o mundo seguisse essa linha de raciocínio, não haveria críticos, cobaias ou técnicos em assuntos específicos. Ninguém precisa saber fazer quadros pra dizer: isso é muito ruim.



Exemplo de quadro ruim que qualquer pessoa faz melhor.


"Você não tem mais o que fazer além de ficar falando mal dos outros?”
<>Não é porque um cara falou mal do riquinho "cantor" que ele é um desocupado. A vida é cheia de ocupações... levando ao pé da letra. seria impossível ser um desocupado mesmo. E outra: desde quando aproveitar o tempo ocioso é um defeito?


"Aff, você não tem direito de falar mal dele!"
Esta é a preferida deste autor. Todo mundo tem direito de se expressar, seja pra ser a favor de alguma coisa ou não. Mas como os fãs não aceitam que tem gente que não pensa igual a eles (GRAÇAS SENHOR!), eles querem simplesmente censurar quem fala mal do seu amado. Alguns fãs até tentam ser mais delicados falando a frase acima, mas no final tem a mesma mensagem: "Ah, até entendo que você não gosta dele, cada um tem seu gosto... mas se você não gosta, guarda só pra você. Ninguém precisa saber que você não gosta dele". Incoerência rulz.

***
Até aqui você deve estar com o pensamento "Puxa, é mesmo ridículo ser fã...", e é pra pensar assim mesmo. MAS, há uma raça pior, que são os posers, os falsos fãs. Como uma pessoa pode ser uma imitação ruim de uma coisa ruim?! Pois é... aproveite que este artigo é duplo e leia tudo sobre posers abaixo


=====
Poser

Poser é uma palavra com dois significados:

02. Pessoa muito exibida que não possui talento bastante perceptível. Exemplo: "Avril Lavigne é poser."
01. Pessoa que finge ser o que não é, tentando demonstrar conhecimento profundo sobre seu maior objeto de adoração. Exemplo: "Os fãs de Avril Lavigne são muito posers."

O significado verdadeiro é o 1º, mas com o tempo, os dois significados ficaram como corretos.

Os posers nascem por causa da Mídia: quando tem um artista (vamos pegar a Ciara) que aparece “bombando” nas rádios, aparecem muitos fãs. Então algums seres humanos que não querem ficar “fora de moda” começam a dizer que gostam da Ciara também. Então eles dizem coisas como: “eu sou um dos maiores fãs da Ceará, eu sei de tudo da vida dela, eu sei de todas as músicas dela, CEARÁ É LINDAAAAA!!1!”

Existem posers para todas as bandas e artistas, assim como os fãs. Mas se os fãs são chatos por seu vasto conhecimento de seu ídolo, o poser não sabe de merda nenhuma. E outro detalhe é que existem vários tipos de posers. São eles:

Guitarreiro
Guitarreiro é aquele garoto de 12 anos que joga Guitar Hero e acha que é um rockeiro doidão e que conhce tudo o que precisa para ser um “metaleiro”. Ele não conhece mais do que as músicas que passam no Guitar Hero e diz como se fosse experiente: “'Iron Man' é a melhor música do Black Sabbath, 'Sweet Child O' Mine' é a melhor do Guns, e o Lynyrd Skynyrd só tem 'Free Bird' de famosa”.

Gótico tropical
Esse cara acha que é só vestir uma roupa preta, pôr uma sombra no olho, usar um par de botas e tingir o cabelo de preto que já é gótico. As bandas preferidas desse ser desprezível são Evanescence, 30 Seconds To Mars, Tokio Hotel, Nightwish, Paramore, e com muito esforço, The Rasmus (sendo que o gótico tropical acha que o Nightwish acabou depois que parou de passar clipes na MTV).

Playboy mano
Esse cara vivia ouvindo Charlie Brown Jr., Strike e Akon o dia inteiro, até que veio um amigo que disse “Pow meu, Racionais MC é maneiro, leke.”. Então o Playboy que nasceu e cresceu na Barra da Tijuca finge que sempre viveu na Zona Norte e fala que gosta de artistas como Marcelo D2, Planet Hemp, MV Bill e até o próprio Racionais MC, mesmo nunca tendo ouvido 1 minuto de "Diário de Um Detento".

MTViciado
Essa pessoa é simplesmente desprezível. Vive o dia inteiro vendo Acesso MTV, Top 10 e Scrap MTV, e na maioria das vezes com a TV e a internet ligada, só pro seu comentário do Twitter aparecer na telinha. Um MTViciado aprende que todas as bandas atuais tem influência do Punk Rock, que Lady GaGa é a nova Madonna, Hannah Montana e Miley Cyrus não são a mesma pessoa, Nx Zero e Cine são compostos por seres altamente seguros de sua sexualidade, e outras barbaridades desinformadas.

Roqueiro
Atenção, roqueiro com QU em vez de CK! O rockeiro pode dizer que gosta de bandas consagradas e clássicas, como Led Zeppelin, Beatles, Deep Purple, Slayer, Metallica, mas suas bandas preferidas são mesmo as de Nu Metal: System Of A Down, KoRn, Limp Bizkit, Slipknot e Linkin Park. E por causa do último, gosta também de Jay-Z e todo o resto do Hip Hop e coisas do Pop. Existe gente roqueira no Pop também, oras!

Patricinha
A patricinha já é um ícone de futilidade e ignorância. Seu mundo roda ao redor da revista Capricho, e tudo o que essa revista fala é tomado como verdade. A patricinha também tem o perfil idêntico ao de um MTViciado, MAS seu caso é mais sério: ela é fresca, não gosta de nenhum artista que não tenha brilho labial (razão pelo gosto por Justin Timberlake), não gosta de gente nojenta que não tem cabelo alisado (razão pelo Reggae, Heavy Metal e Pagode serem mal-vistos), e não gosta de nada que mostre um pouquinho de pobreza. Assim os melhores artistas na opinião da patricinha são Mariah Carey, Madonna, Britney Spears, Beyoncé e qualquer outro que se encaixe na descrição dela de perfeição.

***
Fãs são chatos por saberem demais, e posers são mais chatos ainda por dizerem saber uma coisa que não sabem. Esta Bíblia fez justiça desmascarando estas pragas que rastejam pela terra, com os preceitos Show The Truth e Disturb The Peace. Se você vir um fã por aí ou um poser de 12 anos que tenha camisa do HammerFall dizendo que é eclético, mate-o. O mundo não precisa de mais um. Hail, hail, hail and kill!

Um comentário:

  1. Fonte original: http://abibliadorock.blogspot.com/2010/03/fenomenos-musicais-fasposers.html

    ResponderExcluir

Comentar é público, qualquer um pode, mas por favor, usem do respeito e do bom-senso para fazerem isso. Se algo saiu errado em alguma postagem os moderadores ficarão felizes em considerar seu comentário, mas por favor sem ofensas pessoais para qualquer um.