domingo, 29 de maio de 2011

Tirinhas do Grilo: Dio

Imagem
A banda DIO foi formada em 1982 por Ronnie James Dio  (“não me diga!”), ex-vocalista do RAINBOW e do BLACK SABBATH, após sair desta última e levar a tiracolo o seu fiel escudeiro Vinny Appice (baterista). Sua intenção não era fazer uma carreira solo, e muito menos formar uma banda chamada DIO. Porém, como o seu sobrenome já era famoso àquela altura e de fácil pronúncia, acabou se tornando comercialmente favorável para batizar o grupo.

Imagem
Além de já ter integrado o RAINBOW e de possuir uma música chamada "Rainbow in the Dark", outras referências ao arco-íris (a tradução de "rainbow", para quem não sabe) podem ser facilmente encontradas nas letras de Ronnie James Dio. Uma de suas principais características são as letras medievais, fantasiosas e épicas, falando de magia, batalhas, trovões, o "bem contra o mal", entre outras "viagens" do tipo.

Imagem
O disco "Lock Up the Wolves", de 1990, contou com o guitarrista Rowan Robertson, que na época tinha apenas 18 anos (e tocava mais do que muitos marmanjos por aí). Ele havia entrado na banda dois anos antes, quando tinha 16, substituindo o ótimo Craig Goldy. Na falta de um guitarrista para ser "zoado" na tirinha, resolvi colocar... eu mesmo! Também serve para evitar que certos fãs mais radicais se ofendam ao ver seu ídolo sendo "sacaneado".

Imagem
O álbum "Strange Highways", de 1994, trouxe pela primeira vez o baixista Jeff Pilson, que também gravou os teclados do disco. Além de tocar na banda DIO, liderada por Ronnie James Dio, ele já havia tocado na banda DOKKEN, liderada por... Don Dokken! Mais uma da série "bandas nomeadas com sobrenomes de vocalistas".

Imagem
No disco ao vivo "Inferno: Last in Live", a banda possuía em sua formação o guitarrista Tracy G, que executou as canções com uma pegada diferente, aplicando seu próprio estilo aos solos. Isso não agradou muito ao vocalista, que desejava as músicas da maneira mais parecida possível com as gravações de estúdio, e por conta disso o guitarrista resolve deixar a banda, resultando no retorno de Craig Goldy. A ideia principal era que Tracy G ficasse com a guitarra base, enquanto Goldy faria os solos, mas G, em nome de sua honra, não aceita.

Imagem
O disco “Magica”, de 2000, é um álbum conceitual que marca o retorno de Craig Goldy, Jimmy Bain e Simon Wright (haja mudança na formação!). Inicialmente, a ideia era que o disco fosse a primeira parte de uma trilogia, da qual Ronnie James Dio começaria a produzir a sua continuação após a turnê do HEAVEN & HELL. Porém, com a sua morte em 2010, os outros dois discos não chegaram a ser gravados. A história fala sobre um antigo livro chamado “Magica”, encontrado por alienígenas em um planeta morto chamado Blessing. Nesse livro estavam contidas as magias de um passado longínquo, utilizadas nas lutas entre o bem e o mal, travadas naquele planeta. Em uma dessas batalhas, o feiticeiro Eriel e seu discípulo Challis lutaram contra as forças maléficas Evilsyde, lideradas pelo sacerdote Shadowcast, que é derrotado, mas sobrevive e planeja a sua vingança. Infelizmente, a história não termina, pois isso ocorreria nos dois discos seguintes da trilogia, mas ainda assim vale a pena conferir este que é um dos melhores álbuns do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é público, qualquer um pode, mas por favor, usem do respeito e do bom-senso para fazerem isso. Se algo saiu errado em alguma postagem os moderadores ficarão felizes em considerar seu comentário, mas por favor sem ofensas pessoais para qualquer um.