sábado, 8 de janeiro de 2011

Sobre o preconceito

Outro dia desses, vagando pela grande rede, encontrei uma pequena história em quadrinhos intitulada "Turma do Davizinho". Basicamente, é uma história voltada para crianças da igreja neo-pentescostal.
Não vou falar muito sobre a revista, pois isso não é importante. O que realmente me deixou furioso (e mais algumas coisinhas q eu prefiro nem falar) foi a temática, e a forma como foi mostrado, o assunto dessa história.

A questão é que, infelizmente, o RPG vem sendo mal visto na sociedade desde aquele fatídico caso de outubro de 2001, em Ouro Preto, aonde a jovem Aline Silveira foi assasinada num cemiterio supostamente por causa do jogo. Nada foi provado, q fique claro, sobre o envolvimento do jogo no crime.
A questão é que a mídia fez um circo vergonhoso em volta desse caso, por puro sensacionalismo. Sabe qual foi a repercursão? Olhares tortos pra vc se vc falasse, em público, q joga RPG.

E os maiores acusadores foram aqueles q, supostamente, deveriam pregar a igualdade, e a racionalidade nesses casos: algumas igrejas (não estou falando todas! Que fique bem claro!). Um exemplo disso é a história em quadrinhos da qual eu falei ali em cima. Nessa história, temos uma criança vestida com uma camisa preta e uma caveira desenhada agredindo um cachorro. Quando indagado porque ele faz isso, ele afirma que foi o seu mestre no RPG q o mandou fazer.
Quem conhece esse jogo, sabe o tamanho do absurdo mostrado. Pra quem não joga, só esperar mais um pouco que eu prometo fazer um post aki sobre isso.

E pra terminar, a cereja do bolo. Essa história tem como publico, as crianças. Crianças essas que nao tem muita noção do mundo. A função daqueles que escrevem pra elas seria mostrar os fatos como eles são, e deixar que eles tomem suas decisãoes acerca das coisas. E não força-los uma imagem (falsa!) de algo, simplesmente por ignorância, ou por algum outro motivo absurdo. Mas ainda assim, os editores dessa tal "Revista Cristã" parecem detestar esse hobby e fazem questão que suas crianças tambem odeiem. Agora eu me pergunto, e te pergunto, pra q? O q q eles vão ganhar com isso? O q q eles vao deixar de perder com isso? Fiéis? Tenho certeza que não, pois quase todos que jogam comigo são religiosos, frequentam a igreja e jogam rpg, sem que uma coisa interfira na outra. Eu simplesmente não entendo... E tenho medo de tentar entender.

Então, so uma coisinha. Se por acaso você ouvir por ai que rpg é coisa que influencia a violencia, ou q é coisa 'do capeta', pare e se pergunte se aquilo que vc ta ouvindo faz algum sentido. Procure ler sobre rpg, conhecer e, se possivel, jogar (altamente recomendavel!). Pois, infelizmente, coisas inocentes vem sofrendo muita discriminação hj em dia, por motivos futeis e absurdos. Não é só esse jogo, mas tbm o metal e toda a cultura criada envolta dele. E se alguem vier t falar asneiras, mande essa pessoas estudar, entender sobre aquilo q ela ta falano, antes de falar.

P.s: Nada contra igrejas, ou religiões. Nada contra essa igreja (neo-pentecostal, ou IURD) ou contra qualquer outra. Eu so quero (exigo!) um pouco mais de respeito para com aqueles taxados como 'esquisitos', como otakus, headbangers, rpgistas e afins. Grato.

Segue a história abaixo:


Um comentário:

  1. Esse povo evangélico já está ficando chato demais. Não sei de onde eles tiraram essa política de julgar tudo e todos à maneira que eles querem! Eles vivem julgando e falam que quem julga é deus! Preconceito em nome de deus? vá pro inferno!
    Muito bom seu post.

    ResponderExcluir

Comentar é público, qualquer um pode, mas por favor, usem do respeito e do bom-senso para fazerem isso. Se algo saiu errado em alguma postagem os moderadores ficarão felizes em considerar seu comentário, mas por favor sem ofensas pessoais para qualquer um.