domingo, 15 de janeiro de 2012

Cronologia do J-Rock parte 1

Gente vou começar a apresentar pra voces algumas bandas de J-Rock por ordem cronológica aqui começamos pela década de 80/90

Boøwy
Status : Terminada
Data de Início/Fim : 1979/1988
Formação : Kyosuke Himuro (vocal), Tomoyasu Hotei (guitarra), Tsunematsu Matsui (baixo) e Makoto Takahashi (bateria)
O Boøwy foi uma das primeiras bandas de rock a fazer sucesso no país. O estilo da banda é pop/rock com forte pegada punk. Muitos atribuem o início do Visual Kei ao X Japan, mas é interessante notar que o Boøwy já tinha um pé no que viria a se tornar Visual Kei. Mas não, não acho que possa ser considerada uma banda do tipo. O Boøwy foi extremamente influente e uma das bandas que mais influenciou a carreira do Glay. Na verdade, o Glay já foi apontado como o "novo Boøwy", durante a década de 90. A banda acabou, e os integrantes seguiram suas respectivas carreiras, o vocalista, Kyosuke Himuro se tornou cantor solo e ainda é muito famoso por lá, em 2006 gravou a música Answer com o Glay. O guitarrista Hotei Tomoyasu também, seguiu carreira solo mais voltada para trabalhos com guitarra mesmo, e acabou ganhando reconhecimento internacional, participando datrilha sonora do filme Kill Bill com música Battle Without Honor or Humanity.
Música de exemplo : Only You

D'erlanger
Status : Ativa
Data de Início/Fim/Retorno : 1983/1990/2007
Formação : Kyo(vocal), Cipher(guitarra), Seela(baixo) e Tetsu(bateria).
Não confundir o nome de alguns integrantes com outros músicos famosos da atualidade como Kyo(Dir en grey) e Tetsu(L'arc~en~Ciel). O D'erlanger foi extremamente importante na formação do Visual Kei. Muitos dos clichês encontrados em músicas de bandas Visual Kei hoje vieram a partir daqui. Não acho a banda fenomenal, ainda que tenha boas músicas, mas se percebe que a estrutura delas foi base para muitos grupos. Mas vale a pena dar uma conferida.
Música de exemplo : La Vie en Rose

Dead End
Status : Terminada
Data de Início/Fim : 1984/1990
Formação : Morrie(vocal), You(guitarra), Crazy Cool Joe(baixo) e Minato(bateria)
Outra banda com uma importância enorme que fez muito sucesso na década de 80 mas pouco conhecida entre os fãs ocidentais. O som da banda era algo mais melódico. Para ter uma idéia da importância da banda, ela foi influência para artistas como Atsushi Sakurai(Buck-Tick), Kiyoharu(Kuroyume), Sugizo(Luna Sea) entre outros...além de ter sido uma forte influência no começo da carreira do L'arc~en~Ciel. Fãs do L'arc deveriam dar uma conferida na banda, o vocal do Morrie é bem bonito, lembra o do Hyde. Além dele, Crazy Cool Joe tocou na "super banda suporte" da cantora Aikawa Nanase, junto com Pata(X Japan), Natin(Siam Shade) e Marty Friedman(Megadeath).
Em 2005 Morrie participou da banda Creature Creature formada pelo Tetsu do L'arc~en~Ciel. O projeto que tinha tudo para dar certo, mas não seguiu adiante.
Música de exemplo : I Want Your Love

Loudness
Status : Ativa
Data de início : 1981
Formação : Minoru Niihara(vocal), Akira Takasaki(guitarra), Masayoshi Yamashita(baixo) e Munetaka Higuchi(bateria). Ex Membros : Mike Vescera(vocal), Masaki Yamada(vocal), Taiji Sawada(baixo), Naoto Shibata(baixo)
Heavy Metal. Isso define o Loudness. A banda foi uma das pioneiras do metal no Japão, formada por Akira Takasaki e Munetaka Higuchi após o fim da banda Lazy. Foi a primeira banda japonesa 
do gênero a tocar nos Estados Unidos, nessa época estavam se dedicando na carreira internacional lançando várias músicas em inglês. Chegaram a entrar para o Top 100 do ranking da Billboard. Passou pelas bandas o vocalista americano Mike Vescera e o ex-X Japan Taiji.
Talvez para os fãs de Visual Kei e outras bandas em geral, o Loudness não tenha tanta importância sonoramente, mas eles foram impulso para o surgimento de muitas bandas. Para os fãs de metal, é indispensável.
Música de exemplo : Crazy Night

Buck-Tick
Status : Ativa
Data de Início : 1985
Formação : Atsushi Sakurai(vocal), Hoshino Hidehiko(guitarra), Imai Hisashi(guitarra e efeitos), Higuchi Yutaka(baixo) e Yagami Toll(bateria).
Ok, o Buck-Tick é uma das bandas mais importantes do cenário japonês. O som da banda já variou bastante com o passar da carreira, punk, rock alternativo, gótico....A banda foi uma das mais importantes no surgimento do Visual Kei. Alguns atribuem a responsabilidade do movimento mais a eles do que ao X Japan. É compreensível, mas não verdadeiro. Faz sucesso até hoje, e é indispensável para qualquer um que queira conhecer a fundo o JRock. E também sou suspeito para falar porque é uma das minhas bandas favoritas....Creio que o Buck-Tick ao lado do X Japan e do Luna Sea tenham sido os principais, mas não únicos, responsáveis pelo Visual Kei
Música de exemplo : Aku no Hana
X Japan
Status : Ativa
Data de Início/Termino/Retorno : 1981/1997/2007
Formação : Toshi(vocal), Hide(guitarra/falecido), Pata(guitarra), Heath(baixo) e Yoshiki(bateria). Ex membros : Taiji Sawada(baixo).
Bom, já fiz um post inteiro falando deles. O X Japan foi um dos maiores fenômenos do rock japonês. Foi o impulso para o surgimento do Visual Kei e a influência para diversos artistas. Sonoramente no entanto a banda não influenciou muito, bandas como Buck-Tick, Luna Sea e Kuroyume foram bem mais influentes. O que quero dizer é, o som do X Japan é mais voltado para o Heavy Metal do que para bandas atuais de Jrock, até hoje não ouvi nenhuma banda com som parecido....
Música exemplo : X

Luna Sea
Status : Ativa ?
Data de Início/Termino/Retorno : 1989/2000/2007(esse foi o ano dos retornos não ?)
Formação : Ryuichi(vocal), Sugizo(guitarra), Inoran(guitarra), J(baixo) e Shinya(bateria)
Sem discussão, o Luna Sea se não é a banda que mais influenciou o cenário Visual Kei, foi uma das mais influentes. O som da banda mistura gótico, metal, punk, ska, pop....Foi uma das bandas mais importantes da década de 90 ao lado do X Japan, Glay, L'arc~en~Ciel....A variedade musical era um dos pontos mais fortes. Banda indispensável para qualquer fã de JRock. Encerrou suas atividades em 2000 e voltou para um show em 2007. Agora eles novamente se reunem para participar dos show em tributo aos 10 anos da morte do Hide. Será que eles vão fazer mais turnês como o X Japan ?
Música exemplo : True Blue 

Kuroyume
Status : Terminada
Data de Início/Termino : 1991/1998
Formação : Kiyoharu(vocal) e Hitoki(baixo). Ex membros : Masaru(guitarra) e Shin(guitarra).
Considero o Kuroyume ao lado do Buck-Tick e do Luna Sea a banda mais importante para a formação do cenário Visual Kei. Aqueles grunhidos estranhos que você ouve em muitas bandas vieram em parte daqui. Pop, Rock, Punk, Reagge.....bandas como Dir en grey(na fase Visual Kei por exemplo) foram fortemente influenciadas por eles. O álbum "Kuroyume"(de mesmo nome da banda), foi praticamente padrão usado para bandas do gênero na década de 90. Kiyoharu agora segue carreira solo e continua como um dos nomes mais importantes do JRock

Música exemplo : Like An Angel
Malice Mizer
Status : Terminada
Data de Início/Termino : 1992/2001
Formação : Klaha(vocal), Mana(guitarra), Kozi(guitarra) e Yu~Ki(baixo). Ex membros : Tetsu(vocal), Gackt(vocal. É, um dos cantores mais famoso da Ásia veio daqui), Kami(bateria/falecido) e Gaz(bateria).
O Malice Mizer foi uma das bandas mais originais que existiu na minha opinião. Banda extremamente importante também assim com Luna Sea, Buck-Tick....Só que o estilo aqui é outro. Possui influencia gótica, da música européia e música clássica em geral. Foi o pontapé inicial para bandas desse gênero que é o que não falta no cenário visual kei, com forte influência barroca. A qualidade musical da banda na minha opinião é inquestionável, e olha que eu não sou tão fã assim.
Três vocalistas passaram pela banda. A "Era Tetsu", o começo da banda, com influência gótica dos anos 80. A "Era Gackt" vêm com ainda mais influência de música clássica e também da música pop européia. A "Era Klaha" foi a última, com um som mais sombrio e influências do Heavy Metal, mas ainda com belas músicas e as influências anteriores da banda.
O líder da banda, Mana, é também responsável pelo movimento Gothic Lolita. Gackt como todos sabem, é hoje um dos cantores mais famosos da Ásia, e um dos mais bem pagos do mundo....o que seria deles se não fossem as fangirls ? Brincadeira, não levem a sério!
Música de exemplo : bel air ~kuuhaku no toki no naka de~

L'arc~en~Ciel
Status : Ativa
Data de Início : 1991
Formação : hyde(vocal), tetsu(baixo), ken(guitarra) e yukihiro(bateria). Nomes escritos propositalmente em minúsculo. Ex membros : Sakura(bateria), Pero(bateria), Hiro(baixo).
Dispensa apresentações não ? Mas ainda assim...o L'arc~en~Ciel é hoje uma das bandas mais famosas do Japão e provavelmente a banda japonesa mais famosa aqui no ocidente. Apesar do som pop/rock, é influência para muitas bandas hoje em dia, visuais ou não. Muitos vocalistas são influenciados por Hyde e sua voz grave, isso é fato. Se conseguem chegar perto da excelente voz dele ? Ai é outra história.
Música de exemplo : Blurry Eyes 

Glay
Status : Ativa
Data de Início : 1988
Formação : Teru(vocal), Takuro(guitarra), Hisashi(guitarra) e Jiro(baixo)
O Glay é ao lado do L'arc uma das bandas mais famosas hoje em dia. Simples assim ? Bom, o Glay tem uma tremenda importância histórica. É talvez a banda de rock mais popular do Japão, só ficando atrás da dupla B'z, pelo menos se for levar em conta o número de vendas. Sonoramente o Glay não tem tanta influência assim, é algo totalmente diferente do que já foi visto(e ouvido). Mas é base para muitos artistas hoje, e um dos grupos mais respeitados da atualidade. É, está para nascer uma banda que vá fazer frente a eles...
Música exemplo : Yuuwaku


Penicillin
Status : Ativa
Data de Início : 1992
Formação : Hakuei(vocal), Chisato(guitarra), O-JIRO(guitarra). Ex membros : Gisho(baixo), Yuji(guitarra), Shaisuke(guitarra).
Aqui é muito mais uma opinião pessoal minha do que um fato concreto. O Penicillin é uma banda ao meu ver com forte influência no cenário visual também. O estilo da banda é mais voltado para pop/rock, mas não é um pop/rock como o Glay ou o L'arc~en~Ciel, tem também um som mais pesado típico de bandas visuais. O Penicillin influenciou muito as bandas que seguem hoje esse lado mais "pop/rock", creio que é um dos responsáveis por sons do tipo que se encontra em bandas "Oshare Kei" entre outras vertentes. Mas é uma ótima banda! Vale a pena conferir...eu só fui conhecer recentemente.

Música exemplo : Romance

Dir en grey
Status : Ativa
Data de Início : 1997
Formação : Kyo(vocal), Kaoru(guitarra), Die(guitarra), Toshiya(baixo) e Shinya(bateria).
Você pode apedrejar o Dir en grey hoje, mas não negar que foi uma das bandas mais importantes do cenário Visual Kei. Com influência de tudo que é bom como X Japan, Buck-Tick, Kuroyune....o "Diru" foi uma das melhores bandas que o JRock já viu. Músicas criativas e empolgantes, integrantes carismáticos....O grupo ficou marcado pela variedade musical, que foi mudando ao longo da carreira, sendo um álbum bem diferente do anterior. O Dir en grey acabou se tornando base para muitas bandas Visual Kei. Pena que hoje em dia a banda não anda me agradando....Mas sempre há uma luz no fim do túnel!
Música de exemplo : Garden


Semana que vem posto a parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é público, qualquer um pode, mas por favor, usem do respeito e do bom-senso para fazerem isso. Se algo saiu errado em alguma postagem os moderadores ficarão felizes em considerar seu comentário, mas por favor sem ofensas pessoais para qualquer um.