sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pérolas do Metal - Stratovarius - Stratovarius

 
 

    Ao ouvir este trabalho da banda notas-se que toda " pompa e circunstância "  ( ou seja efeitos, coros  de 40 vozes e uma orquestra de 20 integrantes em gravações anteriores, agora estão descartados ); alguns efeitos ainda existem, afinal, a banda conta com o excelente tecladista Jens Johansson, porém, estão muito mais calmos e discretos, agora a banda pratica neste disco um heavy metal melódico sim, porém, muito mais básico ao estilo de Episode e Visions.
    Confesso que ao ouvir o disco pela primeira vez estranhei a primeira faixa Maniac Dance pelo fato de ser heavy tradicional bem anos 80, e, como disse, para quem se acostumou com a sofisticação vista nos "Elements" vai estranhar um pouco, mas como ela fica na memória facilmente, vai acabar gostando. A segunda faixa é Fight!!! um heavão melódico rápido e com levadas ótimas na bateria de Jorg Michael.
 Just Carry On, a terceira e empolgante faixa, com letra sobre se reerguer após os vários " tombos da  vida ", é mais hard rock e não preciso dizer que novamente lembra anos 80, atente seus ouvidos para os belos solos  de Timo Tolkki ( agora que ele se recuperou de sua insanidade, ele mostra quão é fantástico guitarrista ).
   Com um começo maravilhoso, temos Back To Madness que Timo Tolkki faz um excelente solo em sua guitarra, já Timo Kotipelto canta maravilhosamente, temos trechos que parecem uma ópera e que chegam até a lembrar alguma coisa dos "Elements". E peço para que atente seus ouvidos para os teclados nesta faixa, é algo digno de um mestre como Jens Johansson. A letra é sintomática e conta como Tolkki se sentiu no hospital psiquiátrico onde esteve internando, pois a parte com vozes de ópera eram semelhantes as vozes que em seus momentos insanos, diziam-lhe para cometer suicido. 
    Gypsy in Me - iniciada com uma introdução a la Dream Theater, este grudento heavy melódico,  escrito por Timo Kotipelto e deverá figurar nos shows pelos ótimos solos de guitarra. Mas eu disse que as coisas acalmaram? bem a épica e excelente sexta faixa do disco Gotterdammerung ( Zenith of Power ), e diga-se de passagem uma das melhores, conta com trechos de um discurso de Adolf Hitler e só por isso já causou uma polêmica. Claro que a música é contra o nazi-facismo, mas... !!!     
     Depois temos a linda e ótima balada The Land Of Ice And Snow  que muitas garotinhas a considerarão a melhor música do disco e não estarão totalmente erradas pois Timo Kotipelto canta sobre a Finlândia e  mostra tudo que é capaz de fazer com sua bela voz. Começando com uma leve lembrança de "Elements" - Leave The Tribe é um heavy pesado típico à banda mas mostra influências de prog-metal. E para fechar United para mostrar como o Stratovarius deve seguir, unido, e segue a linha da anterior, num prog metal cadenciado com uso de teclados e riffs ótimos muito bons mesmo de se ouvir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é público, qualquer um pode, mas por favor, usem do respeito e do bom-senso para fazerem isso. Se algo saiu errado em alguma postagem os moderadores ficarão felizes em considerar seu comentário, mas por favor sem ofensas pessoais para qualquer um.