domingo, 25 de dezembro de 2011

Para passar o resto do ano ouvindo


O Natal (como todos bem sabem) é um feriado comemorado anualmente no dia 25 de Dezembro. O que poucos desconfiam é que se trata de uma celebração de origem pagã que marca o dia mais curto do ano, o solstício de inverno, bem como o dia do nascimento do deus-Sol. Interpretações históricas a parte, o Natal é incontestavelmente um dia onde a generosidade humana fica mais aflorada, e como tal venho trazer um compêndio de edições musicais dedicado a esta data simbólica tão explorada comercialmente pelas sociedades ocidentais nos últimos 17 séculos. Há obviamente música para todos os gostos, do rock xarope do Reo Speedwagon até bandas obscuras de death metal.

Bandas:


King Diamond

Lançado no dia 25 de Dezembro de 1985, este single marcou a estréia de King Diamond a solo após ter deixado o Mercyful Fate. O single traz duas canções, The Lake (Charon) e a faixa título, esta última tornando-se uma de suas canções mais memoráveis, e sendo até hoje utilizada no encerramento de seus concertos ao vivo.




No Present for Christmas (1985)

Trans-Siberian Orchestra

O super grupo de rock sinfônico Trans-Siberian Orchestra fundado em 1996 pelo compositor e produtor Paul O’Neill, o engenheiro de som e tecladista Robert Kinkel e o vocalista Jon Oliva (Savatage), para além de um rol de convidados especiais, lançou entre 1998 e 2004 uma trilogia opera-rock dedicada ao Natal, sendo estes seus álbuns de maior sucesso comercial até o momento.



The Christmas Attic (1998)
Christmas Eve And Other Stories (1999)
The Lost Christmas Eve (2004)

Lynyrd Skynyrd

Até este famoso grupo de rock sulista norte-americano se rendeu ao filão natalício e apostou num álbum temático em 2000. Contando ainda com 3 integrantes da formação original, para além de novos recrutas e alguns convidados especiais, o Lynyrd Skynyrd recupera clássicos tradicionais com sua inconfundível marca registrada.



Christmas Times Again (2000)

Jethro Tull

Vigésimo segundo álbum de estúdio desta banda britânica liderada pelo vocalista-flautista Ian Anderson, que em meio a temas instrumentais e cantados, presta homenagem ao espírito natalino nas 16 canções que compõem este álbum.






The Jethro Tull Christmas Album (2003)

Blackmore's Night

O grupo de folk rock de estilo renscentista liderado pelo guitarrista Richie Blackmore (ex-Rainbow, ex-Deep Purple) juntamente com sua esposa Candice Night, lançou em 2006 seu sexto álbum de estúdio inteiramente dedicado a músicas natalinas.





Winter Carols (2006)

Twisted Sister

Longe do sucesso de outrora, Dee Snider e cia lança em 2006 este álbum de versões "metálicas" de clássicos natalinos. Apesar da banda continuar na ativa fazendo shows esporádicos pelo mundo, este foi até a data seu último trabalho de estúdio.





A Twisted Christmas (2006)

Helix

Este é o 11º álbum de estúdio para esta banda de hard rock canadense. O CD inclui versões de música tradicional da época natalina, bem como alguns originais, e foi lançado em Outubro de 2008 através da rede de lojas Walmart no Canadá, numa edição conjunta da Universal Music e da GBS Records.




A Heavy Mental Christmas (2008)

Reo Speedwagon

REO Speedwagon foi uma banda de rock americana formada em 1968 que fez grande sucesso nos anos 80, principalmente nos EUA, e apesar das inúmeras mudanças na formação, ainda existe, e continua a tocar ao vivo e a lançar discos, sendo este último trabalho inteiramente dedicado ao espírito natalino.




Not So Silent Night (2009)

Halford

Rob Halford é um dos vocalista mais importantes do heavy metal. Incansável, anunciou a tour de despedida do Judas Priest para 2011, após quase 40 anos de carreira. No entanto, Rob não deve parar tão cedo com seu projeto solo, que vai já no 4º registro de originais, sendo este Winter Songs o terceiro, e inteiramente dedicado às festas de fim de ano através de versões metalizadas de clássicos natalinos.


Winter Songs (2009)

Coletâneas:


X-Mas Project

Originalmente criado na metade dos anos 80, X-Mas Project reuniu integrantes de diversas bandas de power/thrash metal da Alemanha, tais como Tankard, Living Death, Holy Moses, Rage, Mekong Delta, Steeler, Grave Digger, entre outros. Dez anos depois o álbum foi relançado com uma formação diferente mas sem o mesmo "sucesso" da primeira empreitada e o projeto deu-se por encerrado. Três anos depois surge então uma compilação que reuniu temas destes dois cds.

X-Mas Project Vol I (1985)
X-Mas Project Vol II (1995)
X-Mas Project Vol. I+II (1998)

Metal Christmas

Esta é uma colectânea um tanto quanto obscura onde Paul Di'anno, o ex-vocalista do Iron Maiden, surge com 4 canções natalinas no alinhamento. Outros artistas em destaque são: Steve Overland (FM), John Sloman (Uriah Heep), Kim McAuliffe (Girlschool) e o guitarrista espanhol Carlos Creator




Metal Christmas (1996)

Merry Axemas

Tal como o título indica, "Merry Axemas" é um tributo de guitarristas (uns mais virtuosos do que outros) aos temas clássicos de Natal. O primeiro volume lançado em 1997 inclui os guitarristas Kenny Wayne Sheperd, Eric Johnson, Jeff Beck, Brian Setzer, Joe Satriani, Steve Morse, Steve Vai, Joe Perry, Alex Lifeson, Richie Sambora, Hotei e Paul Gilbert, já o segundo volume lançado no ano seguinte inclui Steve Lukather, Neil Schon, Steve Stevens, Stu Hamm, Trevor Rabin, Zakk Wylde, John Sykes, Robin Trower, Al Di Meola e Ted Nugent. Com músicos desse calibre nem preciso dizer que ambos cds são altamente recomendados, certo?

Merry Axemas · A Guitar Christmas (1997)
Merry Axemas Volume 2 - More Guitars For Christmas (1998)

A Brutal Christmas

Ao todo 11 bandas apresentam versões improváveis para os clássicos de Natal para apreciadores de death, thrash, black e crust metal. Bandas incluidas: Archer, Kekal, Royal Anguish, Frank's Enemy, Frost Like Ashes, Tortured Conscience, Hearken, Death Requisite, EverSINcEve, Faithbomb e Pure Defiance.




The Season in Chaos (2002)

Hairy Christmas

Quem diria que até a galera do hard rock iria se ajuntar para uma "cabeluda" homenagem natalina? Pois é, Warrant, Danger Danger, Enuff Z'Nuff, LA Guns, Bullet Boys, Tuff, Every Mother's Nightmare, Gilby Clarke, Pretty Boy Floyd, Roxx Gang e Faster Pussucat aceitaram o desafio, e recriaram temas clássicos do Natal para fazer as delícias do rockeiro glam de plantão.



We Wish You A Hairy Christmas (2003)

Metal Xmas

Provavelmente a mais interessante colectânea aqui apresentada, é do princípio ao fim um desfile de astros do rock, reunindo para cada uma das 12 faixas, um super grupo formado para o efeito de recriar um clássico de Natal. Neste imperdível desfile destacam-se nomes como Alice Cooper, Ronnie James Dio, Dave Growl, Tony Iommi, Lemmy Kilmister, Steve Lakather, George Lynch, Steve Morse e Geoff Tate.




We Wish You A Metal Xmas And A Headbanging New Year (2008)


Post Original:Heavy Metal Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é público, qualquer um pode, mas por favor, usem do respeito e do bom-senso para fazerem isso. Se algo saiu errado em alguma postagem os moderadores ficarão felizes em considerar seu comentário, mas por favor sem ofensas pessoais para qualquer um.